Alerj aprova nomeação de José Antônio Portela Filho para conselheiro da Agenersa

O engenheiro foi indicado pelo governador Cláudio Castro

Foto: Octacílio Barbosa/Alerj

Via Gustavo Natario e Leon Lucius (Alerj)


Por 44 votos favoráveis, um contrário e quinze abstenções, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta quarta-feira (06/04), a indicação do engenheiro mecânico José Antônio de Melo Portela Filho para o cargo de conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa). O engenheiro foi indicado pelo governador Cláudio Castro, por meio da mensagem 02/22, para mandato de quatro anos, em substituição a José Carlos dos Santos Araújo.


Portela Filho é graduado pela PUC/RJ e tem pós-graduação em Gestão Pública com ênfase em Finanças e Controle Interno pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante mais de dez anos, foi subsecretário de Obras Rodoviárias e Mobilidade Urbana da Secretaria de Estado de Obras e Habitação (entre janeiro 2007 até dezembro 2018). Também atuou nas secretarias de Estado de Controle e Gestão e de Planejamento e Controle em diferentes administrações estaduais. O engenheiro trabalhou também na Companhia do Metropolitano Metrô do Rio de Janeiro.


Na última quinta-feira (31/03), o indicado foi sabatinado pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj. Após a aprovação em plenário, Portela agradeceu a indicação e reiterou que o novo formato de gestão do saneamento no estado do Rio está entre os desafios como conselheiro nos próximos quatro anos.


“Sou funcionário público há quarenta anos, ocupei diversos cargos e estou terminando minha carreira coroado com este papel de extrema importância, ainda mais neste momento, com os novos marcos do gás e do saneamento básico e a licitação das concessionárias de saneamento. Acho que o papel da Agenersa é fundamental”, comentou.
1 visualização0 comentário