Deputado bolsonarista propõe 'Diploma Olavo de Carvalho' para homenagear personalidades


Foto: Divulgação/Alerj

Via Berenice Seara (Extra)


O deputado estadual Anderson Moraes (PSL) enviou um projeto de resolução para a Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) propondo instituir o Diploma Olavo de Carvalho.


A homenagem, que leva o nome do escritor bolsonarista e autointitulado filósofo, seria concedida à pessoas físicas e jurídicas que reconhecidamente tenham prestado serviços e destacada atuação na defesa e valorização da educação e cultura, “independente de reconhecimento acadêmico”.


Alçado ao posto de guru do presidente Jair Bolsonaro, Olavo de Carvalho morreu, aos 74 anos, após ser diagnosticado com Covid-19 no estado da Virgínia, onde morava nos Estados Unidos. Segundo a justificativa do parlamentar, as obras e ideias de Carvalho se espalharam pelo mundo, “sendo salutar a esta Casa de Leis a instituição do presente diploma como forma de homenagear personalidades alinhadas com seu pensamento.


“Maior nome e influência da direita conservadora, suas ideias alteraram o cenário político predominante do país e foram fundamentais à eleição do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro”, exalta Moraes.


Vale lembrar que o parlamentar bolsonarista virou alvo de polêmicas após propor um projeto de lei que pedia a extinção e a venda de todo o patrimônio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), com a receita convertida para bolsas de estudo em unidades particulares de ensino. A proposta foi descartada pelo presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), que classificou a ideia como inconstitucional.


0 visualização0 comentário