Deputado quer aval de Secretaria para divulgação de informações sobre saúde

Proposta visa evitar conteúdos que coloquem em risco a vida da população

Foto: Rafael Wallace

O deputado estadual Anderson Moraes (PL) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para evitar que informações sobre saúde sejam divulgadas por órgãos, entidades e empresas prestadoras de serviços públicos sem o devido aval da Secretaria Estadual de Saúde. O parlamentar quer impedir que cidadãos recebam conteúdos sobre saúde pública sem a análise do órgão competente, garantindo mais segurança à população. A proposta abrange mensagens transmitidas por todas as mídias, incluindo avisos sonoros e cartazes, que deverão informar que a publicidade está ratificada pela Secretaria.


¨Principalmente durante a pandemia, vimos que a divulgação de informações falsas ou imprecisas colocou em risco a vida de muitas pessoas. Nunca estivemos tão à mercê de assuntos relacionados à saúde sem a prévia avaliação de profissionais competentes. Muitas vezes, adotar condutas erradas traz sérios riscos, por isso é fundamental orientar a população de forma correta¨, ressaltou o deputado.

Segundo a proposta, a Secretaria Estadual de Saúde deverá abrir um canal para que a população possa denunciar quem descumprir a Lei, sujeitando o infrator a uma multa no valor de 10.000 UFIR’s, que será revertida ao Fundo Estadual da Saúde, caso confirmada a denúncia.

4 visualizações0 comentário