Paraná Pesquisas: no RS, Bolsonaro tem 40,1%; Lula marca 34,2%

Percentuais são da sondagem estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados. Na espontânea, Bolsonaro também está na frente


Rafaela Felicciano/Metrópoles e Fábio Vieira/Metrópoles

Via Metrópoles


Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado neste sábado (21/5), aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida pela Presidência da República entre os gaúchos, com 40,1% das intenções de voto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem em seguida, com 34,2%.


Esse é o cenário estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores pelos entrevistadores.


A pesquisa indica um cenário polarizado entre os dois primeiros colocados no Rio Grande do Sul e reforça o ambiente desfavorável a uma terceira via.


O cearense Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 6,4%, seguido por João Doria (PSDB), com 2,1%; Simone Tebet (MDB) tem 0,9% das intenções de votos; André Janones (Avante) vem em seguida, com 0,8%; Vera Lúcia (PSTU), 0,6%; Pablo Marçal (Pros), 0,5%; e Luiz Felipe D’Ávila (Novo), 0,3%;


Completam a lista Eymael (Democracia Cristã), com 0,1%; e Luciano Bivar (União Brasil), também com 0,1%.


As intenções de votos nulos ou em branco somaram 7,8% das respostas. Já 6,1% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.


Espontânea


O presidente também lidera na consulta espontânea no Rio Grande do Sul — Bolsonaro marca 24,6% contra 20,2% de Lula. A margem de erro estimada é de aproximadamente 2,5%.


Neste recorte, Ciro Gomes tem 1,7%. Eduardo Leite (PSDB) e João Doria aparecem empatados, com 0,4% das intenções de voto.


Pablo Marçal e Simone Tebet aparecem com 0,2% cada. André Janones, Luiz Felipe d’Avila e Vera Lúcia empatam com 0,1 cada. Outros nomes citados somam 0,2%.


Entre os gaúchos, 45,4% disseram não saber em quem votar na consulta espontânea. Brancos e nulos somaram 6,6%.


A consulta ouviu de forma presencial 1.540 eleitores de 62 municípios do estado entre os dias 15 e 20 de maio. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-03824/2022.

0 visualização0 comentário