Uenf recebe recurso de 20 milhões para restaurar Arquivo Público de Campos

O repasse foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, por unanimidade, em dezembro do ano passado

O prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, divulgou em suas redes sociais, nesta terça-feira (25), que o recurso de 20 milhões para a reforma completa do Arquivo Público Municipal, já está na conta da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O repasse foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), por unanimidade, em dezembro do ano passado.



Wladimir Garotinho comemorou em suas redes sociais. “O recurso necessário para restauração completa de todo Arquivo Público de Campos, como também a difgitalização de seu acervo já está na conta da Uenf. Gratidão ao presidente da Alerj, André Ceciliano, por atender ao meu pedido, e ao deputado Bruno Dauaire, pela articulação interna na casa das leis. O recurso, no montante de 20 milhões, foi aprovado pelo plenário por unanimidade.”, publicou o prefeito.


O dinheiro foi repassado à Uenf, que é responsável pela execução do projeto, em parceria com a Prefeitura de Campos, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e a Alerj. Segundo o reitor da Uenf, Raul Palácio, haverá uma reunião com a comissão do projeto na próxima semana, ainda sem data definida. “Durante a reunião, serão traçadas estratégias, para definirmos a melhor forma de executar o projeto, que já está pronto. Após, haverá processo de licitação das obras para, então, darmos início à restauração.” disse.


De acordo com Raul Palácio, o projeto possibilita a recuperação de documentos e patrimônios locais. “Isso é nossa prioridade. Iremos recuperar todo o acervo do Arquivo Público e também da Via Maria. Além disso, o projeto se estende ao Solar do Colégio e a Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio. Entregaremos à população um patrimônio, que poderá ser utilizado para pesquisas e consultas acadêmica”, conclui.


Ainda segundo o reitor, a previsão de início das obras, após passar pelo processo de licitação, é final de fevereiro e início de março. Raul Palácio também explica que o projeto tem a pretensão de ser concluído em 8 meses, após o início das obras.

0 visualização0 comentário