top of page

Alerj encerra hoje a Semana do Parlamento Juvenil

Nos últimos dias, os 98 representantes eleitos participaram ativamente da rotina do parlamento fluminense, com direito a apresentação, defesa e votação de projetos.

Membros do Parlamento Juvenil participam de sessão no plenário da Alerj. Foto: divulgação.

Por Redação


Acontece nesta sexta-feira (1) a cerimônia de encerramento da 14ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O dia começa às 14h30, com participação dos 98 representantes eleitos na sessão plenária, onde votarão em nove dos 67 projetos de lei apresentados, defendidos e discutidos nas comissões da Casa.

Na sequência, às 16h30, o grupo parte do Alerjão rumo ao Palácio Tiradentes, onde acontecerá a cerimônia de diplomação, quando eles se tornarão oficialmente parlamentares juvenis.


Eleito para presidir o PJ, o jovem David Andrew Silva assistiu aos debates sobre os projetos de lei ao lado do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), e a curiosidade ficou por conta do fato de ele ser conterrâneo de Bacellar, já que representa o município de Campos de Goytacazes.


Ao parabenizar os adolescentes que assistiam à ordem do dia, Bacellar afirmou que é uma grande alegria ver uma nova geração preocupada com o Estado Democrático de Direito e com o futuro do país. “A política ainda é o meio de transformação social mais eficiente que existe. Então, é um prazer muito grande reconhecê-los aqui. Essa casa estará sempre de portas abertas para vocês”, disse.


O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, ao lado de David Andrew Silva, presidente do Parlamento Juvenil. Foto: Octacílio Barbosa/Alerj.

Emocionado, David comentou sobre a oportunidade. "Eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos por proporcionar esse aprendizado, em que pudemos vivenciar esta sessão plenária. Foi um momento de honra compor a Mesa Diretora e observar tudo o que foi pautado e debatido", comentou.


O coordenador do Parlamento Juvenil, deputado Danniel Librelon (Rep), que durante toda a última semana acompanhou a rotina dos PJs, também aproveitou para destacar a importância do projeto. “Esse projeto proporciona à juventude a oportunidade de conhecimento e uma grande experiência que eles levam para os seus municípios”, disse o deputado.


Ele também fez questão de destacar algumas peculiaridades da atual edição.


“Tivemos a Mesa Diretora, que foi eleita pelos alunos, vivenciando a experiência de participar das discussões de uma das mais importantes comissões desta Casa, que é a CCJ. Foi algo muito construtivo, porque eles tiveram a oportunidades de deliberar junto com os membros deste colegiado. Além disso, participaram de uma sessão legislativa no plenário da Alerj ao lado dos deputados. Foi uma experiência incrível para eles e para todos nós. Tenho certeza que esses jovens irão voltar paras as suas cidades com uma grande bagagem”, afirmou.

Librelon finalizou sua fala agradecendo ao presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, pela confiança depositada na coordenação do projeto.

6 visualizações0 comentário
bottom of page