top of page

Lula falha mais uma vez e brasileiros permanecem presos em Gaza

Grupo de 34 pessoas que aguardava para deixar a Faixa de Gaza nesta quinta-feira (2) fica de fora da segunda lista de estrangeiros autorizados a deixara região. Itamaraty afirma que ainda não há uma previsão concreta.

Grupo com 34 brasileiros na Faixa de Gaza ainda aguarda ação de retirada pelo governo brasileiro. Foto: Reuters.

Por Redação


O grupo de 34 pessoas que aguarda em Khan Younis, na Faixa de Gaza, para retornar ao Brasil nesta quinta-feira (2) ficou fora da segunda lista de estrangeiros autorizados a deixar a região.


Segundo o Itamaraty, ainda não há previsão concreta para a saída dos brasileiros. “O Brasil continuará a fazer gestões junto às autoridades locais até que se dê a saída dos brasileiros em Gaza", afirmou a embaixada brasileira.


O porta-voz da administração da parte palestina da passagem de Rafah, Wael Abou Mohssen, informou que um novo grupo de cem pessoas com dupla nacionalidade partiu da Faixa de Gaza para o Egito através da passagem, aberta desde a última quarta-feira para permitir que os portadores de passaportes estrangeiros possam sair do território palestino bombardeado por Israel.


A informação passada pelos meios de comunicação egípcios é de que as pessoas que chegarem nesta quinta-feira à passagem de Rafah cumprirão os trâmites para entrar em território egípcio e depois serão repatriados. O Ministério das Relações Exteriores egípcio estima que este número seja de 7.000 pessoas de 60 nacionalidades.


No total, cerca de 400 pessoas e 60 feridos na guerra estão registrados para partir nesta quinta-feira. Entre eles há cidadãos de Estados Unidos, México, Hungria, Croácia, Coreia do Sul, Chade, Azerbaijão, Grécia, Bahrein, Itália, Suíça, Sri Lanka, Holanda, Bélgica e Macedônia do Norte. Os brasileiros continuam aguardando uma ação efetiva do governo brasileiro.

24 visualizações0 comentário
bottom of page