top of page

Castramóvel prorroga atendimentos em São João de Meriti

Castração gratuita vai até 29/09, após pedido do deputado Léo Vieira ao governo estadual.

Deputado Léo Vieira destaca a importância da castração para a saúde dos animais. Crédito: Divulgação

Por Redação


Atendendo a um pedido do presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado estadual Léo Vieira (PL), foi ampliado o prazo para agendamento gratuito de castração de cães e gatos em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O castramóvel do governo estadual ficará na Praça da Matriz até sexta-feira (29/09).


Inicialmente, o serviço seria prestado em São João de Meriti até o último dia 22, mas por conta da grande procura, o deputado Léo Vieira solicitou ao governador Cláudio Castro (PL) a prorrogação por mais uma semana.


Os donos de animais devem realizar o cadastro e agendamento através do site rjpet.com.br, e comparecerem no dia marcado ao castramóvel estacionado na Praça da Matriz. “Quem tem um animalzinho e ainda não castrou, não perca a oportunidade. Além de reduzir o risco de doenças, evita um aumento desenfreado do número de bichos. Castrar é cuidar”, orienta o deputado Léo Vieira.


De acordo com veterinários do programa RJPET, o procedimento de castração reduz os riscos de animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), evita infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama e estresse durante o cio. Já nos machos, diminui a possibilidade de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território.


Ainda segundo a equipe do RJPET, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de dois a seis filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.


A Secretaria de Estado de Saúde é a responsável pelas políticas de proteção e bem-estar animal.

198 visualizações0 comentário
bottom of page