top of page

Cecierj leva programação especial para o RIW 2023

Público também poderá conferir os projetos premiados na última edição da FECTI, maior feira de ciências voltada para a educação básica do estado do Rio.

Estande da Cecierj no Rio Innovation Week 2023. Foto: divulgação.

Por Redação


A Fundação Cecierj, mais uma vez, está participando do Rio Innovation Week. Em seu estande, o público poderá conhecer os projetos educacionais e de divulgação científica, como os trabalhos premiados na FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, os experimentos da Caravana da Ciência, os aparatos desenvolvidos pelo Museu Ciência e Vida, além do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação.


O presidente da fundação, João Carrilho, participou da mesa redonda “Estado, Tecnologia e Sociedade: Construindo um Futuro Inovador”, que ocorreu nesta quinta-feira (05/10), no Palco EDtech do Píer Mauá. O painel discutiu como a tecnologia e a sociedade podem moldar nosso futuro e o papel do Estado no estímulo à ciência, tecnologia e inovação.


"A fundação é muito grande, e essa grandiosidade precisa ser mostrada para a população. A gente vai continuar ampliando e interiorizando o ensino a distância, interiorizando a educação de qualidade para todo o povo fluminense. Podem ter certeza disso", destacou Carrilho.

A mesa também contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo; do presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Jerson Lima; da diretora científica da Faperj, Eliete Bouskela; da presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Caroline Alves; do diretor de tecnologia da Faperj, Aquilino Senra; e do procurador do Estado, Rodrigo Corrêa.


No estande da fundação, é possível conferir o hub de inovação e pesquisa desenvolvido pela Cecierj com o objetivo de valorizar e estimular novos projetos como: modelagem e impressão 3D; realidade virtual e ampliada; recursos educacionais abertos e publicações digitais.


A Cecierj também vai aproveitar o espaço para apresentar os projetos da FECTI premiados na última edição do evento. São eles: “Realengo 2038”, com proposições de intervenção urbana no bairro do Colégio Pedro II – Campus Realengo, nos dias 3 (10h às 14h) e 6 (14h às 18h); Gaia SuSTEMtável: meninas pela sustentabilidade”, da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, no dia 4 (10h às 14h); “Inspeção Aérea de Canos e Dutos com Uso de Inteligência Artificial” de estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) – Campus Maracanã, no dia 5 (14h às 18h); “Mulheres Negras Fazendo Ciência: iniciação científica de jovens negras” de alunas do CEFET/RJ – Campus Maria da Graça, no dia 6 (10h às 14h). A equipe da Caravana da Ciência selecionou experimentos que vão ocorrer durante o evento, por meio dos mediadores.


Já o Museu Ciência e Vida, espaço da Fundação Cecierj localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está expondo alguns aparatos desenvolvidos para o evento I Hackaton Meninas Normalistas. São eles: ‘Semáforo’, dispositivo desenvolvido para atividades de Robótica Educacional, confeccionado com materiais de baixo custo e acionado por hardwares livres; ‘Roboto, o boto robô’, elaborado para trazer ludicidade a oficina de Educação Ambiental direcionada ao boto cinza e a Baía de Guanabara; ‘Mão biônica’, produzida para promover reflexões a partir de dispositivos biônicos com nosso sistema muscular esquelético; e ‘Micro:bit’, que é um computador de bolso que trabalha com programação em bloco e sensores.


O estande da Cecierj fica no Pavilhão 4 da RIW.

17 visualizações0 comentário
bottom of page