Deputado Bruno Dauaire pede a Bolsonaro ajuda para Atafona

Avanço do mar preocupa

Foto: Divulgação

Via Portal Ozk


A visita do presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva nos municípios de Campos e São João da Barra, nessa segunda-feira (31), foi importante para o deputado estadual Bruno Dauaire, pedir pessoalmente ao presidente e entregar um ofício protocolado do ministério do Meio Ambiente, por uma intervenção do Governo Federal para barrar o avanço do mar em Atafona.


Bolsonaro informou ao deputado que irá encaminhar a documentação aos órgãos competentes para dar prosseguimento à ação. Segundo o deputado estadual, no documento, ele anexa um estudo realizado pela Unidade de Estudos Costeiros, da Universidade Federal Fluminense - UFF Campos em 2019, e que aconselha uma obra de mitigação da erosão com a transposição artificial e acréscimo da faixa de areia da praia. Dessa forma, o planejamento presume o crescimento da proteção da área costeira, que ficou em vulnerabilidade com a redução da vazão do Rio Paraíba do Sul nos últimos períodos.


Juntamente ao documento, está o texto - Atafona além do tempo - gerado pela presidência da associação SOS Atafona. O documento já foi protocolado junto ao Ministério do Meio Ambiente e entregue em mãos à comitiva do presidente. Segundo o deputado Bruno, em um segmento do ofício informa:


“Na qualidade de representante da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e considerando que o distrito de Atafona, no município de São João da Barra, na região Norte Fluminense, vem sofrendo desde a década de 1960 com o avanço do mar e a erosão costeira que já causou a destruição de mais de 500 casas, desabrigando centenas de famílias, e dezenas de quarteirões foram para o fundo do oceano, dirijo-me a Vossa Excelência para solicitar que sejam adotadas as medidas necessárias para retardar o avanço da destruição com a execução de ações para a defesa e recuperação daquela localidade”.
0 visualização0 comentário