top of page

Vitória contra a máfia das blitzes fake

Governador Cláudio Castro acolhe proposta de deputados e anuncia a criação do Estatuto das Blitzes.

Crédito: reprodução.

Por Redação


O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), anunciou, no início da noite desta quarta-feira (20), que vai editar o Estatuto das Blitzes, com regras a serem seguidas por policiais e agentes de trânsito.


A ideia partiu dos deputados estaduais Alan Lopes (PL), Rodrigo Amorim (PTB) e Filippe Poubel (PL), integrantes da Comissão de Combate à Desordem Urbana, instalada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em agosto deste ano e que vem fiscalizando as operações realizadas nas ruas do Rio. Desde então, uma série de irregularidades vêm sendo apontadas pelos deputados, além de abusos cometidos por parte dos agentes públicos.


E apesar de seu governo ser alvo de algumas das denúncias, Castro agradeceu aos parlamentares.


"Não tem como o governador, ou o secretário, ver tudo. Quando a Assembleia Legislativa, parceira, vai às ruas ver o que está errado, ela está sendo sim, os olhos do governador e do governo", disse. "O governo se faz de acertos e erros, e nós aqui não temos compromisso com o erro".

Castro disse ainda reconhecer que a população está sofrendo com problemas na condução das blitzes, seja por falha dos agentes ou normativa.


"Por isso estamos criando aqui uma lei, um estatuto, para regular as blitzes. Para que o cidadão saiba seus direitos e seus deveres, para que os agentes saibam seus direitos e seus deveres. Que a gente possa fazer com que o cidadão se sinta seguro com a blitz, e não prejudicado, ou inseguro".

O Estatuto das Blitzes


A proposta de criação de um Estatuto das Blitzes foi anunciada no plenário da Alerj, durante discurso do deputado Rodrigo Amorim no início deste mês. No dia 5 de setembro, durante audiência pública convocada na Casa com este propósito, os integrantes das comissões de Transporte e de Combate à Desordem Urbana formalizaram a proposta, que foi então levada ao governador.


Trata-se de um conjunto de regras que deverão ser seguidas por todos os policiais e agentes de trânsito dispostos a colocar seus cones nas ruas para vistoriar veículos.


Outro ponto primordial da cartilha será explicar ao cidadão as diferenças entre as blitzes de trânsito e as operações de segurança pública.

23 visualizações0 comentário
bottom of page