Os passageiros dos ônibus municipais do Rio terão que se adaptar a uma mudança histórica a partir deste domingo (28): o pagamento em dinheiro deixa de ser aceito, e as passagens passarão a ser pagas exclusivamente por meios eletrônicos, como aplicativo e cartão Jaé ou PIX.
A mudança também altera o sistema de integração tarifária. Os benefícios do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Margaridas (BUM) passam a valer apenas para quem utilizar o aplicativo ou o cartão preto do Jaé. O cartão verde continuará funcionando para viagens avulsas, mas perderá o direito às integrações.
Segundo a Prefeitura, 96% das passagens já são pagas eletronicamente. Desde o anúncio da medida, em maio, mais de 200 mil pessoas aderiram ao sistema Jaé, enquanto o pagamento por PIX já foi utilizado em mais de 345 mil embarques.
Além do aplicativo e do cartão Jaé, os passageiros também poderão pagar a tarifa por PIX diretamente nos validadores instalados nos ônibus. Nesse caso, porém, o embarque será válido apenas para viagens unitárias, sem integração tarifária.