Alerj aprova criação da semana de conscientização dos distúrbios do sono

Ex-BBB Pocah recebeu o diagnóstico recentemente; projeto de Bruno Dauaire quer dar visibilidade a doenças raras

Foto: Julia Passos

O Rio de Janeiro poderá ter uma Semana de Conscientização da Narcolepsia e Hipersonia Idiopática em seu calendário oficial. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou em redação final, nesta terça-feira (12), o projeto de lei 1.193-A/2019, do deputado Bruno Dauaire (UB), para que campanhas de informação sobre os distúrbios do sono ocorram entre 22 e 29 de setembro de cada ano. A proposta aguarda sanção do governador Cláudio Castro (PL).


Autor da proposta, Bruno Dauaire destaca que a iniciativa busca chamar atenção para o problema e dar visibilidade a doenças raras que afetam a vida de tantas pessoas, mas que, muitas vezes, são mal interpretadas.


"Temos lutado por melhorias para pessoas com patologias de diferentes doenças raras. Muitas não são aparentes, como esses distúrbios do sono. Temos que dar visibilidade para que a rede de saúde possa priorizar a emissão de laudos e criar mecanismos de proteção a esses pacientes", afirmou Dauaire.

Ex-BBB Pocah descobriu ter distúrbio do sono


Após chamar a atenção do público por dormir muito no Big Brother Brasil 21, a cantora Pocah descobriu que tem narcolepsia.


De acordo com a ABMS (Associação Brasileira de Medicina do Sono), as doenças são caracterizadas por um quadro de sonolência diurna excessiva com uma tendência de cair no sono em horas inapropriadas. Na narcolepsia, pode ocorrer até ocorrer paralisia do sono, alucinações e, às vezes, perda parcial ou total do controle muscular.


“Vocês já ouviram falar em narcolepsia? É um distúrbio do sono. Pois é! Descobri que tenho. Procure um neurologista”, orientou a funkeira, ao postar sobre o diagnóstico em agosto do ano passado.

No Brasil, são registrados cerca de 150 mil casos de narcolepsia por ano. O tratamento é feito com uso de estimulantes, antidepressivos e outros medicamentos, mas não tem cura.

11 visualizações0 comentário