Cluster Naval recebe homenagem na Alerj

O diploma José Alencar premia empresas, pessoas e entidades que comprovadamente ajudam a desenvolver economicamente o Estado do Rio de Janeiro.


Por iniciativa da deputada estadual Célia Jordão (PL), foi concedido nesta segunda-feira (20) o Diploma José Alencar à Associação do Cluster Tecnológico Naval do Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo buscar sinergias para o desenvolvimento da economia do mar no Estado. Esse tipo de economia engloba desde a indústria naval, passando pelo turismo, pesca, petróleo, gás e geração de energia limpa. O presidente do conselho de Administração do Cluster, Carlos Erane Aguiar, representou a entidade no evento.


O diploma José Alencar premia empresas, pessoas e entidades que comprovadamente ajudam a desenvolver economicamente o Estado do Rio de Janeiro.


Criado em novembro de 2019 no âmbito da Firjan, o Cluster começou com quatro empresas associadas (Emgrepon, Condor Não Letal, Nuclep e Amazônia Azul) e hoje reúne cerca de 50.


A deputada Célia Jordão, que tem atuação forte em Angra dos Reis, região que já foi muito importante na construção de embarcações em seus estaleiros, e por isso conhece profundamente o setor, preside a Comissão Especial da Indústria Naval na Alerj e tem sido uma parceira importante do Cluster no sentido de sensibilizar as autoridades mostrando as janelas de oportunidade que o setor representa para o Estado.

Um dos resultados práticos desse trabalho foi a aprovação da Política Estadual da Economia do Mar, lei de autoria da deputada. O Cluster também vai assinar um memorando de entendimento com o governo estadual para a criação de um complexo pesqueiro.


“O mar é um vetor natural de alavancagem da economia do Rio de Janeiro e não pode ser desperdiçada”, destacou Carlos Erane em sua fala, que agradeceu aos atores envolvidos, em especial à deputada Celia Jordão, chamada de “madrinha do Cluster e da Indústria Naval”.


O ex-comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa, um dos idealizadores do cluster, também prestigiou o evento e definiu o Cluster Tecnológico Naval como “um somatório de esforços de empresas e sociedade civil, academia, liderados pela classe política, em busca de um objetivo comum: trazer desenvolvimento e bem estar social”, resumiu o ex-comandante.

1 visualização0 comentário