top of page

Projeto que implementa 'Escola Verde' na rede de Educação ganha urgência na Alerj

Proposta do deputado Thiago Pampolha estabelece novo modelo de educação ambiental

Foto: Doto/Divulgação

Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai analisar a implementação de um novo modelo de educação ambiental da rede estadual de ensino. Autor do projeto de lei 2.018/2020, que cria a "Escola Verde" nas unidades, o deputado Thiago Pampolha (União) apresentou pedido de urgência, com 25 assinaturas, para que a proposta seja votada o quanto antes. O requerimento foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (27).


Idealizado há dois anos, o projeto determina que as escolas apliquem os princípios de preservação do meio ambiente na prática, em paralelo com o ensino teórico do modelo tradicional. Além disso, as instalações das unidades devem ser adaptadas para adotar práticas sustentáveis, como aproveitamento da luz natural, utilização de energia solar e reaproveitamento de água.


"A ideia é que haja uma disciplina de educação ambiental e que as escolas se tornem sustentáveis. A proposta é mudarmos a cultura e estabelecermos a conscientização ambiental de forma permanente, e não apenas em projetos temporários", defende Pampolha.

A “Escola Verde” deverá priorizar atividades extracurriculares com oficinas de reciclagem, reaproveitamento de óleo vegetal, compostagem e horta orgânica, além de promover passeios ecológicos.


A iniciativa do projeto é semelhante ao Ambiente Jovem, programa que Pampolha implementou no Estado quando esteve à frente da Secretaria de Meio Ambiente. O programa está capacitando mais de seis mil jovens, de 16 a 24 anos, com conhecimentos de sustentabilidade e cidadania.


"A experiência e os resultados positivos do Ambiente Jovem mostram que é possível levar a essência do programa às escolas. Os jovens estão se tornando agentes de transformação em seus territórios. Replicar essa proposta com as crianças e adolescentes tem o poder de transformar as futuras gerações", aposta Thiago Pampolha.

5 visualizações0 comentário
bottom of page