top of page

Quase 80% dos brasileiros discordam de falas de Lula que comparam Israel ao Hamas

Levantamento do instituto Real Time Big Data mostra que maioria dos brasileiros acha que o país deveria classificar oficialmente o grupo como terrorista.

Foto: Sergio Lima/Agência Brasil.

Por Redação


Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data publicada na última sexta-feira (17) revela que 77% dos brasileiros discordam das falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que comparam o Estado de Israel ao grupo terrorista palestino Hamas. Dos entrevistados, apenas 23% concordam com o presidente da República.


O levantamento mostra ainda que 86% da população acompanha o noticiário sobre a guerra no Oriente Médio — enquanto outros 14% preferem não acompanhar. Do total de participantes da pesquisa, 66% acreditam que Israel está correto no conflito, 18% dizem que o Hamas está certo e 16% responderam que nenhum dos dois tem razão.


Os dados revelam também que 73% dos entrevistados acham que o Brasil deveria classificar o Hamas como grupo terrorista, assim como fazem Reino Unido, Estados Unidos, Japão e União Europeia. Cerca de 15% discordam. Dos entrevistados, 12% não sabem ou não quiseram responder.


Para chegar aos resultados, a pesquisa ouviu duas mil pessoas de todo o país nos dias 16 e 17 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

3 visualizações0 comentário
bottom of page