'Presídio virou home office do crime', diz ex-ministro em seminário sobre segurança
- Portal Notícias
- há 1 dia
- 1 min de leitura

O sistema penitenciário brasileiro virou o "home office do crime organizado". A frase é do ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, durante painel no II Seminário Internacional sobre Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia, em São Paulo. Para ele, o atual modelo de segurança pública fracassou.
“É indispensável, urgente e inadiável redistribuir as competências constitucionais. O sistema atual não dá mais conta”, afirmou.
Jungmann alertou que a falência do modelo atual alimenta o autoritarismo. “Um povo vulnerável e com medo, que não acredita na sua segurança, se torna presa fácil de soluções extremistas e discursos autoritários.”
O evento, que vai até quinta (29), reúne especialistas do Brasil e do exterior. O professor Pedro Serrano (PUC-SP) reforçou que o enfrentamento ao crime precisa ir além da repressão policial. “Não se resolve isso apenas com polícia. É uma questão estrutural, de desigualdade social.”
Já a professora Maria Paula Dallari Bucci (USP) destacou o papel das instituições de controle: “Na segurança pública, grande parte das ações acaba recaindo no Ministério Público e no Judiciário. É preciso repensar o desenho institucional do setor.”
Com informações do Metrópolis.
Comentarios